Convívio de Natal

No passado dia 11 de dezembro, a Associação Atlântica de Apoio aos Doentes de Machado-Joseph realizou o seu almoço de Natal, celebrando também os seus 25 anos de existência, no Hotel Marina Atlântico.

 

Foi com grande satisfação que, fora do ambiente habitual, se voltou a ver uma sala cheia com a vasta família que é parte integrante da Associação, nomeadamente, utentes, familiares, cuidadores, amigos e sócios. Para além disso, contou-se com a presença da Dra. Tânia Fonseca, vogal do conselho diretivo do Instituto de Segurança Social dos Açores, em representação do Governo Regional dos Açores; do Sr. Vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Dr. Sérgio Rezendes, em representação do Presidente da Câmara Municipal; da Sra. Vereadora da Câmara Municipal de Nordeste, Dra. Sara Raquel Sousa, em representação do Presidente da Câmara Municipal. Também estiveram presentes a professora Dra. Manuela Lima e o Dr. João Vasconcelos, membros do European Spinocerebellar Ataxia Type 3/Machado-Joseph Disease Iniciative (ESMI).

 

No discurso do atual presidente da Direção da AAADMJ, Sérgio Faria, foi salientada a importância do trabalho desenvolvido pela Associação ao longo dos 25 anos, e foram enaltecidos o esforço e a dedicação dos colaboradores e das entidades parceiras públicas e privadas, que connosco colaboram e trabalham em prol de todos os utentes e familiares/cuidadores.

 

No decorrer do almoço, foi atribuído o título de Sócio Honorário a dois membros que ao longo dos 25 anos, muito se dedicaram a esta Associação – a Dra. Maria Conceição Barreiro Gomes Morgado, sócia fundadora em 1996, Presidente da Direção de 1997 a 2016 e Vice-Presidente da Direção no mandato de 2017-2021; e o Eng. Luís Manuel Barreiro Gomes Morgado, Presidente da Mesa da Assembleia Geral de 2006 a 2021.

 

Para finalizar o evento, e para adoçar a boca de miúdos e graúdos, realizou-se o corte do bolo dos 25 anos, e contamos ainda com a vinda do Pai Natal, que presenteou todas as crianças.

 

Por último, é com elevada expectativa que a Associação Atlântica de Apoio aos Doentes de Machado-Joseph aguarda pelo ano 2023, ano da possível aprovação da candidatura submetida pelo Governo Regional dos Açores (conforme já anunciado pelo Senhor Vice-presidente, Dr. Artur Lima), no âmbito do Programa Operacional 2030, para a criação de um lar residencial e centro de dia especializado para doentes de Machado-Joseph.

 

A Direção