PROJETO ESMI

No dia 4 de Novembro de 2016 decorreu na AAADMJ uma sessão de esclarecimento sobre o projeto ESMI -“Iniciativa Europeia para a Ataxia Espinocerebelosa do tipo 3/doença de Machado-Joseph”.

O ESMI é um projeto internacional que pretende contribuir para a constituição, ao nível internacional, de um grupo de mais de 800 portadores da doença de Machado-Joseph (DMJ) /ataxia espinocerebelosa do tipo 3 (SCA3). A constituição de um grupo alargado de doentes permitirá uma resposta adequada em termos de realização de ensaios clínicos nesta doença, que permanece atualmente sem tratamento. Em Portugal o projeto está representado pelas Universidades dos Açores e de Coimbra.

A sessão de esclarecimento contou com a presença da coordenadora do projeto, Doutora Manuela Lima (Universidade dos Açores), bem como do Dr. João Vasconcelos e Dr. Carlos Gonzalez (Hospital do Divino Espírito Santo), membros do GAIN (Grupo Açoriano de Investigação em Neurogenética) os quais apresentaram o projeto e esclareceram as dúvidas dos doentes e familiares, participantes da sessão. Os investigadores realçaram a importância deste projeto para todos os portadores da DMJ, e apelaram à participação no mesmo.

IMG_0108IMG_0114IMG_0123IMG_0128